Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Operação Nações Unidas: MPF denuncia 15 acusados de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro

    Justiça decretou prisões e o sequestro de bens e contas que somam no mínimo R$ 5 milhões

    O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro, a Polícia Federal e a Receita Federal, em atuação conjunta, concluíram na manhã desta terça-feira (4) a operação Nações Unidas, voltada à desarticulação de um grupo de 15 pessoas, entre brasileiros, colombianos, espanhóis e portugueses, investigados por associação, financiamento e tráfico internacional de drogas, além de lavagem de dinheiro.

    As investigações, que contaram com a colaboração das polícias dos EUA (DEA), Espanha, Portugal, Colômbia e Uruguai resultaram em duas denúncias oferecidas pelo MPF junto à 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que decretou a prisão de 12 acusados e a expedição de mandados de busca e apreensão nos estados do Pará, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A Justiça decretou também o sequestro de imóveis, empresas e contas bancárias dos acusados, no total estimado em pelo menos R$ 5 milhões.

    A primeira denúncia do MPF trata de engrenagem de lavagem de ativos oriundos do narcotráfico internacional envolvendo cinco pessoas e encabeçada pelo colombiano Alexander Pareja, que reside no Rio de Janeiro. Preso na Operação Platina da Polícia Federal em 2007, e solto em 2008, o réu - que aguarda sentença da 4ª Vara Federal Criminal relativa àquele caso (ação penal nº 2005.51.01.515350-9) - é novamente acusado de lavagem de dinheiro.

    De acordo com a denúncia, Pareja converteu em ativos lícitos recursos procedentes do narcotráfico, mediante a aquisição dissimulada, a partir de 2009, de imóveis e empresas de distintos ramos de atividade econômica - entre postos de combustível, uma construtora e um areal -, além da injeção oculta de recursos em usina de álcool localizada no interior de São Paulo. Caso condenado, Pareja estará sujeito a penas que podem chegar a 20 anos de prisão. O MPF requisitou ainda a instauração de inquérito policial complementar para o aprofundamento das investigações de outros eventos possivelmente relacionados à lavagem de ativos praticada por Pareja.

    Segundo o procurador da República Fábio Seghese, “o caso traz à tona a persistente e desembaraçada atuação criminosa de Alexander Pareja no Brasil, por ele definitivamente escolhido como um porto seguro para a ocultação e dissimulação de um fluxo permanente de ativos resultantes do narcotráfico”.

    A segunda denúncia do MPF alcança uma associação para fins de narcotráfico internacional composta por 10 acusados, dentre os quais Henry Alejandro Rodriguez Gallego, vulgo “El Negro”, cunhado de Pareja. Sediado em Rio Grande (RS), o grupo enviou duas remessas dissimuladas de cocaína para a Europa entre outubro e novembro de 2012, que resultaram na apreensão de mais de 75 quilos da droga. O esquema criminoso consistia em camuflar a cocaína em meio a operações de exportação de pescado para Portugal, envolvendo empresas estabelecidas no ramo nos dois países. A droga era ocultada no interior de embalagens de gelo gel utilizadas na conservação do produto, que era despachado por via aérea a partir do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).

    Caso sejam condenados, os acusados estarão sujeitos a penas de 8 a 30 anos de prisão.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

    Tels.: (21) 3971-9488/9460

    • Publicações505
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações101
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-nacoes-unidas-mpf-denuncia-15-acusados-de-trafico-internacional-de-drogas-e-lavagem-de-dinheiro/100545802

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)